Até onde nossas ações podem nos levar?

Publicado: 19 de março de 2011 em ESPECIAL

Que fenômenos da natureza ocorreram e causaram vários desastres, não é novidade, mas o que vem preocupando parte da população, é que tais problemas vem se tornando mais frequente e com maior intensidade. Na ultima semana, por exemplo, podemos observar os efeitos que um terremoto causou no Japão. Foi uma devastidão extremamente abaladora, que tem efeitos até os hoje. Pra se ter uma ideia, esse terremoto teve 8,9 pontos na escala global, e causou tsunamis que devastaram uma parte do litoral japonês. Sem contar que mais de 15 países próximos do epicentro do tremor estejam sobre alerta. Além disso, essas ondas afetaram usinas nucleares, gerando explosões em diversos reatores. A maior preocupação do governo está em conter essas explosões, embora já tenha ocorrido vazamento de radiotividade.

A pouco mais de um ano, outros abalos sismicos atingiram o Haiti e o Chile. Esses tremores tiveram magnitude de 7,0 e 8,8 na escala Richter, respectivamente, e provocou uma série de feridos, desabrigados e mortes.

Lembrando também das enchentes que afetaram a cidade de São Paulo durante essa semana, destruindo diversas casas, aterrorizando pessoas, entre diversos outros danos.

 

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE desse ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema”A Criação Geme em Dores de parto” (Rm 8,22). O projeto irá falar sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências.

Deixo essa pergunta reflexiva: Será que os exemplos que estamos vendo cada dia nos noticiários, não são suficientes para mudarmos de atitude?

comentários
  1. Habib Sarquis disse:

    A causa dos Terremotos não são do Seres humanos. Sempre existiram com intensidade fraca ou forte e sempre irão existir. Infelizmente. Isso prova que o planeta não está morto. No caso do aquecimento global, o ser humano precisa ter consciência sobre isso e tentar diminuir de fato o estrago.

  2. Marcelo Paulo disse:

    Muito interessante o assunto que você abordou, além da preocupação com a nova forma ortográfica. Continue assim! Sucesso!

  3. Bell disse:

    Sinceramente, o que falta nas pessoas é consciência. Se todo mundo entendesse o mal que certas ações provocam, elas não agiriam assim.

  4. pobresponja disse:

    O ser humano só muda quando sente na pele. Nenhuma guerra dói mais que nossa dor de dente, algo assim, já dizia Machado de Assis.
    Pelo menos têm uma resistência consciente… uma minoria…

    abç/sucesso
    Pobre esponja

  5. Douglas de Oliveira disse:

    o homem aó muda quando não tem mais como mudar as coisas !!
    pois o que o homem faz, só faz pensando no bolso dele !!

    alias !!
    continuar fazendo isso pode ter serteza !!

    vamos morrer logo !!

  6. Luci disse:

    Sinceramente não sei mais o q esperar…. Mesmo após todas as evidências as pessoas continuam destruindo o planeta. Acho q infelizmente ainda vão esperar mais uns desastres acontecerem para se concientizarem. Mas me dá esperanças quando vejo crianças mostrando q são mais espertas q seus pais, afinal, elas são o futuro do planeta.

    http://oprazerdoverde.blogspot.com/

  7. welma disse:

    o ser humano destroi a natureza como um qualquer objeto q nao tem valor sabendo ele q estar destruindo sua propria vida temos q ter consciencia daquilo q estamos fazendo para q mais tarde vc nao seja prejudicado……..preservar o meio ambiente e dv de todos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s